Inscrição Minha Casa Minha Vida 2024: veja quem tem direito ao cadastro e como simular
Com o retorno do Minha Casa Minha Vida em 2024, muitas
pessoas estão se perguntando como fazer inscrição ou cadastro no
programa de habitação popular do governo federal.
O Minha Casa Minha Vida é destinado a famílias com renda
bruta familiar mensal de até R$ 8 mil, para moradores de áreas urbanas, e com
renda bruta familiar anual de até R$ 96 mil, para quem mora em áreas rurais.
A família que deseja participar do programa deve conferir se
está dentro das faixas de renda permitidas. São três faixas, divididas de
acordo com a localidade de moradia e o valor da renda bruta familiar. Confira a
seguir:
Área urbana
- Faixa
1: até R$
2.640 mensal;
- Faixa
2: de R$
2.640,01 a R$ 4.400 mensal;
- Faixa
3: de R$
4.400,01 a R$ 8.000 mensal.
Área rural
- Faixa
1: até R$
31.680 anual;
- Faixa
2: de R$
31.680,01 a R$ 52.800 anual;
- Faixa
3: de R$
52.800,01 a R$ 96.000 anual.
O cálculo do valor de renda bruta familiar não considera
benefícios temporários de natureza indenizatória, assistenciais ou
previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-acidente, seguro-desemprego,
Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.
Inscrição no Minha Casa Minha Vida
Os beneficiários que estão na Faixa 1 do Minha Casa Minha
Vida poderão ser atendidos com unidades habitacionais subsidiadas e
financiadas. Já nas Faixas 2 e 3, a aquisição da unidade é possível por meio de
financiamento habitacional.
No caso da Faixa 1, é preciso efetuar inscrição no Cadastro
Habitacional — processo de registro e coleta de informações sobre a situação
habitacional de indivíduos e famílias em programas. Além disso, é importante
estar com as informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).
A inscrição no Cadastro Habitacional deve ser feita junto à
Prefeitura Municipal, onde também é possível adquirir mais informações sobre o
programa. Para fazer a atualização do CadÚnico, o responsável pela família deve
procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Simulação de financiamento
No caso das Faixas 2 e 3, o acesso ao Minha Casa Minha Vida
se dá por financiamentos que podem ser realizados por diversos bancos, como,
por exemplo, a Caixa
Econômica Federal.
Com o “Simulador de Financiamento Caixa”, a família pode
simular um financiamento levando em consideração diferentes valores e prazos
contratados para definir a melhor opção. A ferramenta é gratuita e pode ser
utilizada mesmo se o usuário não tiver uma conta na instituição.
Confira a seguir o passo a passo para simular um
financiamento pela Caixa Econômica Federal:
1. Acesse o site do Simulador de
Financiamento Caixa, role a tela para baixo e clique em “Simulador
Habitacional Caixa”;
2. Preencha o formulário inicial e
clique em “Próxima Etapa”;
3. Defina o tipo de relacionamento que
pretende manter com a Caixa;
4. Na próxima página, é possível
conferir uma tabela com a simulação do financiamento, junto de informações como
prazos, valores e juros. Abaixo, clique na opção “Tabela Fase de Amortização”;
5. A página exibirá uma tabela com todos
os valores das futuras parcelas do financiamento, além dos períodos de
pagamento. Clique novamente em “Tabela Fase de Amortização” para voltar;
6. Se não estiver satisfeito com o
resultado do finaciamento, é possível refazer todo o cálculo por meio do botão
“Refazer”. Caso esteja tudo certo, clique em “Enviar simulação” para enviar os
dados para um especialista da Caixa;
7. Preencha o formulário de contato e
clique em “enviar simulação”;
8. Depois é só esperar um especialista
caixa entrar em contato por meio de seu Whatsapp para dar seguimento
ao financiamento do Minha Casa, Minha Vida.

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