Inscrição Minha Casa Minha Vida 2024: veja quem tem direito ao cadastro e como simular

Com o retorno do Minha Casa Minha Vida em 2024, muitas pessoas estão se perguntando como fazer inscrição ou cadastro no programa de habitação popular do governo federal.



O Minha Casa Minha Vida é destinado a famílias com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil, para moradores de áreas urbanas, e com renda bruta familiar anual de até R$ 96 mil, para quem mora em áreas rurais.

A família que deseja participar do programa deve conferir se está dentro das faixas de renda permitidas. São três faixas, divididas de acordo com a localidade de moradia e o valor da renda bruta familiar. Confira a seguir:

Área urbana

  • Faixa 1: até R$ 2.640 mensal;
  • Faixa 2: de R$ 2.640,01 a R$ 4.400 mensal;
  • Faixa 3: de R$ 4.400,01 a R$ 8.000 mensal.

Área rural

  • Faixa 1: até R$ 31.680 anual;
  • Faixa 2: de R$ 31.680,01 a R$ 52.800 anual;
  • Faixa 3: de R$ 52.800,01 a R$ 96.000 anual.

O cálculo do valor de renda bruta familiar não considera benefícios temporários de natureza indenizatória, assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-acidente, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.

Inscrição no Minha Casa Minha Vida

Os beneficiários que estão na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida poderão ser atendidos com unidades habitacionais subsidiadas e financiadas. Já nas Faixas 2 e 3, a aquisição da unidade é possível por meio de financiamento habitacional.

No caso da Faixa 1, é preciso efetuar inscrição no Cadastro Habitacional — processo de registro e coleta de informações sobre a situação habitacional de indivíduos e famílias em programas. Além disso, é importante estar com as informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).

A inscrição no Cadastro Habitacional deve ser feita junto à Prefeitura Municipal, onde também é possível adquirir mais informações sobre o programa. Para fazer a atualização do CadÚnico, o responsável pela família deve procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Simulação de financiamento

No caso das Faixas 2 e 3, o acesso ao Minha Casa Minha Vida se dá por financiamentos que podem ser realizados por diversos bancos, como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal.

Com o “Simulador de Financiamento Caixa”, a família pode simular um financiamento levando em consideração diferentes valores e prazos contratados para definir a melhor opção. A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada mesmo se o usuário não tiver uma conta na instituição.

Confira a seguir o passo a passo para simular um financiamento pela Caixa Econômica Federal:

1.     Acesse o site do Simulador de Financiamento Caixa, role a tela para baixo e clique em “Simulador Habitacional Caixa”;

2.     Preencha o formulário inicial e clique em “Próxima Etapa”;

3.     Defina o tipo de relacionamento que pretende manter com a Caixa;

4.     Na próxima página, é possível conferir uma tabela com a simulação do financiamento, junto de informações como prazos, valores e juros. Abaixo, clique na opção “Tabela Fase de Amortização”;

5.     A página exibirá uma tabela com todos os valores das futuras parcelas do financiamento, além dos períodos de pagamento. Clique novamente em “Tabela Fase de Amortização” para voltar;

6.     Se não estiver satisfeito com o resultado do finaciamento, é possível refazer todo o cálculo por meio do botão “Refazer”. Caso esteja tudo certo, clique em “Enviar simulação” para enviar os dados para um especialista da Caixa;

7.     Preencha o formulário de contato e clique em “enviar simulação”;

8.     Depois é só esperar um especialista caixa entrar em contato por meio de seu Whatsapp para dar seguimento ao financiamento do Minha Casa, Minha Vida.

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